gestão de risco

VÍDEO: Defesa Civil adota novo sistema de gerenciamento de ocorrências


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
Para o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, informações serão mais confiáveis com o novo sistema

A Defesa Civil de Santa Maria tem uma nova ferramenta para registrar todas as ocorrências da cidade. É por meio do Sistema Gerencial de Ocorrências de Desastres, desenvolvido pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), que o órgão busca reduzir os riscos à população.

O sistema informatizou em um site, que até o momento só está disponível internamente, as planilhas e as pastas da equipe da Defesa Civil, que antes eram atualizadas manualmente. Nele, há dados estatísticos e mapas georreferenciados com as ocorrências registradas, classificadas em graus de risco baixo, médio e alto, e por tipo, como deslizamento, alagamento, árvore de risco, etc.


Nesta etapa, casos anteriores estão sendo transferidos para o site e já dão um indicativo de como será a visualização quando mais informações estiverem disponibilizadas (confira o modelo abaixo).

- Queremos, em outro momento, abrir o acesso à população geral. Assim, as pessoas poderão informar instantaneamente quando se depararem com algum problema. Elas poderão tirar fotos e, pela localização do celular, entrará no sistema em tempo real - explica Fabrício Viero, analista de sistemas da Iplan.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, a partir do novo modelo, os dados armazenados serão mais confiáveis:

- Ele será nosso referencial para verificarmos as situações de risco. Toda e qualquer situação pode causar um acidente. Através das denúncias, realizamos o levantamento no local e, de acordo com o risco, chamamos os órgãos competentes. Essas e outras informações armazenadas no sistema vão ajudar o trabalho da Defesa Civil e também das secretarias e órgãos para agilizar a solução de cada problema - diz.

UBS Ruben Noal reabre sala de vacina no Bairro Tancredo Neves

Conforme Viero, cada ocorrência vai contar com arquivos que servirão como histórico do que foi feito em relação àquele problema, o que também vai permitir localizar situações reincidentes.

Segundo a Defesa Civil ainda não há data definida para a liberação do site para o público externo.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trânsito terá bloqueio em meia pista e intervenções nesta sexta-feira Anterior

Trânsito terá bloqueio em meia pista e intervenções nesta sexta-feira

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Geral